O parfait, originalmente era uma sobremesa gelada a base de um creme de café. Hoje existem inúmeras variações, mais basicamente é composto de patê à bombe (gemas batidas com calda de açúcar) aromatizada e acrescida de creme de leite batido. O Parfait costuma ser mais leve e menos doce do que um sorvete, em minha opinião, parfait é um sorvete caseiro e divertido, porque você tem a base da receita e pode inventar o sabor que quiser, esse de doce de leite, é uma delicia até para comer sozinho, apesar de eu ter feito ele pra servir com uma calda de morango quente e farofa doce.

PARFAIT
125g de açúcar refinado
4 gemas
200g de creme de leite fresco
200g de doce de leite

*usar o açúcar refinado e fazer uma calda de açúcar.
*bater 2/3 do creme de leite até ponto de chantilly e levar para geladeira.
*bater as gemas na batedeira, até ficarem brancas e fofinhas, quando a calda estiver em ponto de fio juntar com as gemas, e continuar batendo até a massa esfriar.
*juntar o restante do creme de leite com o doce de leite e derreter em uma panela, quando estiver uma mistura homogênea, colocar na batedeira com as gemas, e bater até ficar frio.
*colocar a massa no freezer, em um pote plástico ou um recipiente com papel filme, deixar uns 20 minutos, ou até firmar um pouco, depois juntar o chantilly com a massa, misturar bem, e levar de volta no freezer até congelar.

(essa receita rende umas 6 a 10 bolas de sorvete.)

Anúncios